10 Sinais de Desidratação

Os 10 Sinais de Desidratação são indicativos de que seu corpo urgentemente de água. Talvez você não saiba, mas se te colocarem isolado com apenas água para beber (ou seja, sem comida) você sobrevive por umas 8 semanas.

É isso mesmo: 2 meses sem comer nadinha.

Mas sem água a coisa muda de figura: um ser humano não sobrevive mais de 5-6 dias sem água. Sem ela, nossos órgãos desligam e nós morremos rapidamente.

O corpo humano é feito de quase 75% de água, e o cérebro é quase 85% água. É pouco provável que nós morramos desidratados nos dias atuais, mas há muitas outras maneiras como a falta d’água pode nos prejudicar.

Fique de olho então nos 10 Sinais de Desidratação.

10 sinais de desidratação

Urina escura

Quando você está desidratado, suas idas ao banheiro tornam-se mais raras e dá para monitorar o nível da hidratação pela cor da urina. Espera-se que a urina tenha uma cor clara, pois a cor escura é um dos 10 sinais de desidratação.

Você está sempre com fome, e nunca fica satisfeito mesmo que tenha acabado de comer. Nosso corpo às vezes fica confuso. Sentimos fome, temos compulsão por certos alimentos, mas na realidade, nosso corpo está querendo é água – porque esse é um dos 10 sinais de desidratação.

Palpitações Cardíacas

Um dos 10 sinais de desidratação que é pouco conhecido são as palpitações cardíacas. Ter palpitações pode parecer um pouco assustador, mas um dos principais desencadeador é uma combinação de desidratação com consumo excessivo de cafeína.

Boca sempre seca

De acordo com estudos, outro dos 10 sinais de desidratação é que ele reduz a produção de saliva, por sua vez é antibacteriana. O resultado é uma boca com gosto desagradável e seca. Mantenha uma garrafa d’água em sua mesa e ponha um alarme para te lembrar de beber pelo menos um copo a cada hora.

Cãibras Frequentes

Em climas mais quentes, aumenta a probabilidade de desidratação. Este também é um dos 10 sinais de desidratação e pode levar a um desequilíbrio de minerais e eletrólitos em nosso corpo.

Para combater as cãibras, consuma água suficiente até mesmo antes de uma corrida e não apenas quando está em atividade.

Você se Sente Cansado, Irritado e com Baixa Energia

De acordo com um estudo do Jornal Europeu de Nutrição Clínica, apenas 1% de desidratação já é capaz de piorar o humor e os seus níveis de energia.

Sua Pele Seca e Sem Elasticidade

Muita gente investe em cremes e loções caras para evitar o envelhecimento, mas a resposta mais simples para uma pele com bastante elasticidade, bonita e jovem é ainda mais fácil: manter-se hidratado!

Nossa pele pode parecer sem vida e seca até mesmo quando estamos levemente desidratados. Um método eficaz para prevenir essa situação é manter-se hidratado com chás aromatizados e água com limão.

Dores de Cabeça Frequentes

Se você sofre com dores de cabeça fortes e frequentes, e não apresenta nenhum outro quadro de doença, é muito provável que esteja sofrendo de mais um dos 10 sinais de desidratação.

Um estudo recente descobriu que até mesmo 1,36% de desidratação pode causar dores de cabeça. Talvez seja a hora de tomar um copo d’água ao invés de outra xícara de café.

Tontura Ao Se Levantar

Nosso sangue é feito de mais de 90% de água. Quando estamos desidratados nosso volume de sangue diminui. Um efeito colateral disso é sentir-se tonto ao levantar. De acordo com nutricionistas, isso é devido a uma queda na pressão arterial – e em alguns casos pode ser perigoso.

Constipação

Estar constipado não é nada engraçado, e mesmo conversar sobre o assunto pode ser embaraçoso. Se você aumentou a a ingestão de fibra e ainda está constipado, pode estar faltando água…

Avatar

Luana Bastos

Luana Bastos é blogueira e mãe. Adora gatos (tem 3!), vinhos, queijos, atividades ao ar livre, escrever e testar produtos novos! Descobriu muito cedo que a vida passa muito rápido - e que não faz sentido desperdiçá-la com o que não agrega valor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *